19 de ago. de 2013

O vídeo dos 40 anos!

Quando preparou minha festa surpresa, o Alê fez esse vídeo pra exibir no telão do The Wall, mas a mídia não funcionou lá na hora.

Aqui está o vídeo, pra quem quiser ver...Impróprio para menores....rsrs


16 de ago. de 2013

Baião de Dez da Nef

Eu havia comido Baião-de-dois duas vezes na vida. Uma em Fortaleza, no Beach Park, e foi delicioso!
Já na segunda vez, em São Pedro, foi desastroso, como grande parte dos pratos servidos no Hotel Fazenda São João.

Desde a primeira vez, tinha vontade de fazer em casa, mas não encontrava o feijão de corda em supermercados. Nem me ocorreu procurar na feira e confesso que tive preguiça de achar alguma casa de produtos típicos do nordeste. Enfim, encontrei. E fiz. E foi um sucesso!

Encontrar a receita também foi um bom desafio. Vários sites de culinária com variações que só de ler não me lembravam o sabor que eu procurava. Então escolhi uma, do site www.tudogostoso.com.br e fiz as minhas adaptações, claro...rss

BAIÃO DE DEZ DA NEF
(Porque rende baião-de-dois pra umas dez pessoas....rss)

INGREDIENTES

- 500g de feijão de corda
- 1 paio cortado em rodelas
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1 cebola ralada
- 1 dente de alho amassado
- 3  colheres de sopa de óleo
- Meia colher de sopa de coentro picado
- 2 xícaras e meia de arroz lavado e escorrido (2 foram suficientes e rendeu bastante!)
- 150 g de queijo coalho cortado em fatias finas (Da próxima vez, eu cortarei em cubinhos, deve ficar bem melhor...)
- Sal e pimenta a gosto (Acreditem, a receita original não mencionava isso!)
- Aproximadamente 400g de carne seca (aqueles pacotinhos que a gente compra no supermercado)
- 1 tomate picadinho, sem pele nem sementes
- 2 folhas de louro ( pra mim, feijão tem que ter louro)

MODO DE FAZER

- Deixe o feijão de molho de véspera - Básico para qualquer tipo de feijão, né!
- Também de véspera, dessalgue a carne seca, conforme instruções da embalagem – ou seja, deixe de molho, trocando a água de duas em duas horas, exceto quando você estiver dormindo, lógico!
- Cozinhe o feijão com o caldo de carne, o paio em rodelas e o louro, em 2,5 litros de água, por cerca de uma hora.
- Enquanto o feijão cozinha, escorra a água da carne seca que ficou de molho e deixe aferventar numa outra panela com água. Escorra a água, pique ou desfie, e refogue com o tomate picadinho em um fio de óleo.
- Em uma outra panela, doure a cebola e o alho no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem.
- Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo de seu cozimento.
- Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Acerte o sal e a pimenta.
- Quando o arroz estiver cozido,acrescente a carne seca refogada, desligue o fogo, cubra com as fatias de queijo, tampe a panela e deixe que o vapor derreta o queijo. DICA: Eu disse que da próxima vez cortarei o queijo coalho em cubinhos em vez de fatias, porque acredito que fique mais gostoso se misturar os cubinhos com o arroz, feijão e a carne, em vez de cobrir. Experimentem!

                    



15 de ago. de 2013




"A broken dream haunting in your sleep
And hiding in your smile a secret you must keep, love cuts you deep
Love breaks the wings of a butterfly on a wheel
Love breaks the wings of a butterfly on a wheel"




Ragu de linguiça ao forno - #NefGourmet

Esta receita foi um amigo que contou que fez e me deixou com tanta água na boca que eu tive que testar!

É um ragu de linguiça ao forno, para ser servido com polenta ou massa. Eu fiz com a polenta.

A receita original é do Jamie Oliver, mas fiz seguindo o que o amigo me ensinou e claro, em vermelho, as minhas adaptações.


Ragu de linguiça ao forno

Ingredientes:

Azeite extra virgem
5 folhas de louro
100 a 200g de bacon em tiras – Usei 150g
5 dentes de alho com casca – Usei 3 e tirei a casca
Tomates – 1 para cada linguiça
Linguiça toscana
Ervas diversas, tipo “o que tiver em casa e vc gostar” – Usei orégano, alecrim e cheiro verde
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola picadinha, que coloquei por minha conta.

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque a assadeira vazia para esquentar por uns 10 a 15 minutos. Meu forno é grande, então sempre que dizem 180, coloco no 230...rs

Retire a assadeira do forno, regue com azeite (não exagerem, porque o bacon e a linguiça soltarão muita gordura durante o cozimento) e espalhe as fatias de bacon. Volte ao forno, até que as fatias de bacon estejam douradas e crocantes.

Retira do forno, acrescente as folhas de louro, a cebola picada, o alho descascado, alecrim, orégano, cheiro verde, sal, pimenta e misture cuidadosamente. Por cima dessa mistura, acomode os tomates de pé, fazendo uma pequena cruz com a faca “na bundinha” do tomate. Eu teria tirado a pele e aquele meinho mais durinho, mas não se preocupem. Se colocar com a pele, em cerca de dez minutos ela se solta do tomate praticamente sozinha e é possível remover com facilidade.

Regue com mais um pouquinho (pouquinho mesmo!) de azeite e volte a assadeira para o forno. Após uns dez minutos, você pode retirar a pele dos tomates com o auxílio de um garfo ou deixar como está. Por cima dos tomates, espalhe as linguiças, apertando levemente. Eu também achei melhor cortar os tomates pela metade.



Volte mais uma vez para o forno. Deixe assar por uma hora, virando as linguiças e mexendo de vez em quando, com cuidado para não despedaçar muito.

Ao final desse tempo, pique tudo bem picadinho (o tamanho dos pedaços é ao gosto do freguês) e estará pronto para servir.

Quando preparei, voltei o ragu para o forno com fogo bem baixinho, pra manter aquecido enquanto preparava a polenta. Costumo fazer a polenta com aquelas misturas em pó próprias para isso que encontramos com facilidade nos supermercados. Dessa vez, por indicação de quem me deu a receita, usei uma italiana. É muito mais cremosa e saborosa do que as nacionais. Outra dica é dissolvê-la no leite ao invés de água e acrescentar queijo parmesão.

Aqui, o prato montadinho:


Combinou muito bem com o vinho tinto La Vallona.





14 de ago. de 2013

Camembert Empanado a la Nef

Hello!
Chega de blá blá blá e vamos (re)começar.
Pra quem não lembra - ou nunca viu - publico a receita, com meus comentários em vermelho.

Essa receita estava guardada aqui há mais de ano, quando a vi num grupo do facebook, chamado "Receitando" . Lá vocês podem encontrar as mais variadas receitas...de dar água na boca!

Nunca fui no tal bar Charles Edward, mas a receita dizia que esse é um prato - ou aperitivo - servido nesse bar, vou acreditar.

Camembert Empanado do Charles Edward - Camembert Empanado a la Nef, por conta das modificações que fiz, lógico...

Ingredientes

1 queijo Camembert inteiro
- Dica: aqueles minis, que podemos comprar em ofertas no DutyFree, servem para porções individuais.
2 ovos
Água
Sal
Farinha Panco
- Perguntei na época pro pessoal do Receitando, o que era e onde encontrar. Me informaram que trata-se de uma farinha da culinária japonesa e pode ser encontrado tanto em lojas especializadas em produtos orientais, como em supermercados como "aquele do pão doce". Falsa informação. Não encontrei em nenhum supermercado. A dica do Chef Johnny foi empanar com farinha de trigo mesmo.
Geléia de Framboesa - Não tinha. Usei geléia de rosa mosqueta. 
Molho pesto - Não tinha, nem sei fazer. Então usei um Mango Chutney que sobrou em casa de algum fondue.
Pão ciabatta - Servi com Panecittos, mas vai bem com pão italiano e até o francês.

Modo de Preparo

Quebre os ovos em uma tigela, misture 3 (2 bastam) colheres de sopa de água para dar volume e sal a gosto. Passe o queijo nessa mistura e depois na farinha Panco de trigo. Frite por um minuto com óleo bem quente, dos dois lados, com cuidado para não quebrar o queijo. Depois leve ao forno por cerca de 5 minutos para derreter o queijo por dentro. Sirva acompanhado dos molhos e geléias e uma cesta de pão ciabatta bem quentinho.

Gente, ficou bom demais! Fiz um só, mas da próxima vez farei um pra mim outro pro Alê. Pra dividir é pouco, se não houver nenhum outro prato. 


Acompanhamos o queijo com um vinho merlot Stone Road, igualmente delicioso.



13 de ago. de 2013

#NefGourmet

Peço licença ao meu chefe Chef Johnny Quagliano pra me aventurar novamente na culinária e ao Chef Mendigo Sérgio Andrade para postar minhas experiências no espaço virtual, atualmente por ele dominado.

Dia desses me deu uma saudade imensa daquele "Projeto Julie, Julia & Renata", de 2 anos atrás, lembram?

Não? Pra lembrar, clique AQUI !


Bom...resolvi retomar os relatos das minhas experiências culinárias, mas agora com outro nome, mais "atual" em tempos de Instagram e Twitter: #NefGourmet


Nunca abandonei a cozinha, apenas não queria mais ficar escrevendo sobre isso. Agora deu vontade novamente. (Talvez esse tipo de "escrita" seja onde me dou melhor...rss)

Aguardem nos próximos dias historinhas sobre as receitas que vocês já tiveram uma prévia no Instagram da Nef.


12 de ago. de 2013

Lá se vão 40 anos...

E chegou o dia tão esperado, completei 40 anos de vida.


Ouço as pessoas reclamando do peso da idade, mas pra mim, os últimos anos têm sido os melhores da minha vida. Nunca temi chegar aos 40. Temia, anos atrás, chegar aos 30. Depois disso, quis sempre mais. Gosto de festa, de comemorar a vida!


E por fazer 40, ganhei as mais belas demonstrações de carinho...Alessandro me levou pra repetir uma viagem que foi das minhas preferidas: Buenos Aires. Só nós dois, em clima de lua de mel. Depois, passei o dia do aniversário (22/07) com ele e as crianças num hotel fazenda e ganhei meu bichinho eletrônico que eu nem esperava!


Pra fechar com chave de ouro, no dia 28/07, o show da banda Lochness que estava programado, era na verdade uma festa surpresa do Alê pra mim. E as crianças e meus pais apareceram lá sem que eu soubesse...e amigos especiais que não via há tempos...Ele tinha preparado também um vídeo, que na hora não foi possível exibir, mas prometeu mostrar a todos via YouTube. Até agora, nada...rss Ano que vem, talvez...


E a história da querida amiga Andréa, contadora de histórias, lida no palco, com direito a chuva de borboletas. Borboletas, porque já contei aqui antes...sou uma borboleta! Que aprende dia – a – dia a voar mais alto. Que de vez em quando quebra a asa, mas logo retoma o vôo. E que apenas uma pessoa conhece DE VERDADE: meu amado Alessandro.

Deixo vocês com a historinha da Andréa...


 Vou fazer agora uma coisa que tem tudo com Rock... Vou contar história...

Uma história que começa num jardim bem bonito e florido, onde mora um pássaro Roqueiro: ElvisMauro casado com uma Rosa Perfumada... Casal perfeito um nas nuvens o outro com os pés no chão, não sei em que ordem...

Tiveram um casal de filhos: Um Menino Lírio e Uma Menina Lagarta.

A história da lagarta é tão maravilhosa que vou contar essa hoje.

Ela era uma lagarta como outras tantas, bonita, colorida e vivia sua vidinha no jardim, até que um dia apareceu por lá um sapinho cabeludo com quem se encantou...

O sapinho era roqueiro e tocava um instrumento... Parecido com esse aqui (Baixo)... Não, não, ele tocava alto... Era Guitarra

Eles dançaram valsa em festa de formatura e quinze anos... É só vocês procurarem nesse tal de face

Não sei falar quando e onde foi o primeiro beijo, mas sei que depois do primeiro beijo... Ai, ai, ai, a paixão se agiganta dia a dia.

Eles se casaram, teve uma festança, com direito a declaração de amor no palco... Tiveram um casal de filhos lindos com olhos turquesa ou esmeralda nunca sei, puxaram aos pais artistas: uma bailarina o outro músico, mas o forte mesmo deste querido é o futebol... Isso tive a sorte de ver aos longos dos anos nos aniversários.

Voltemos a lagartinha que no decorrer do tempo teve sua fase casulo (na verdade nunca foi lagarta... mas isso conto daqui a pouco).

Ela é toda estilosa, amante do frio para sair toda elegante, adora uma tatoo (mas também, com tatuador na família, é mais fácil, né), ouvi dizer que já tem três!

Não perde o encanto pelo jardim... Adora orquídeas...

Enfim podia passar a noite contando as maravilhas desta querida, mas quero contar algo bem especial...

Seu marido príncipe (é, sapo vira príncipe) queria te dar o céu de aniversário, mas não teria como carregar, então se encheu de surpresas, mimos e correu atrás de tudo que pôde para alegrar sua amada, apelou até para uma amiga da família contar histórias no meio de um show de rock surpresa de aniver para dizer o quanto ele a ama.

Deu dicas do que ela gosta, cor, flor, estação do ano... Atento a tudo, disse o que tinha de melhor da sua amada:

“Na verdade posso dizer que vi essa menina sair do casulo e se transformar numa linda borboleta” Alê julho 2013

Renata você gosta das borboletas porque é uma delas, tem a delicadeza das asas que se agitam como uma dança, as cores que nos fazem sonhar, a beleza dos bons e amados, o encanto que nunca acaba... A bondade de quem acolhe e reune gente do bem para te desejar:

Feliz aniversário!