24 de out. de 2010

Julie, Julia & Renata #1 - 23/10/10 - Pasteizinhos da Vó Celuta

Vó Celuta faleceu em 2003, logo depois do Carnaval, pouco antes que eu ficasse grávida da Rebeca.
Mineira de Uberlândia, sempre fazia pra nós seus pasteizinhos, pão de queijo, risoles, esfihas, empadas, "popó", kibes, docinho de abacaxi...Hummmm! Lembro e fico com água na boca...

Faziam sucesso nos finais de semana, nas nossas festinhas...As vizinhas do prédio, qdo eu era solteira, adoravam ir lá em casa e achar os quitutes da vó Celuta. Nas festinhas, todos sabiam que ela faria tudo. Ontem eu pensava: "Meu Deus! Como é que ela conseguia? " Porque gente, ela fazia salgadinhos demais nos nossos aniversários! E de diversos tipos!

Quando comecei a me interessar pela cozinha, até fui algumas vezes na casa dela para assistir e aprender a fazer suas receitas. Porque receita de vó é assim, não adianta ter a receita escrita, tem sempre algum macete secreto, rsss

Bom, ontem, resolvi que iniciaria esta projeto aqui com uma receita dela que todo mundo que provou tem saudade: o pastelzinho de carne.

Vejam onde me meti:
"1 gema de ovo
1 colher de sopa de óleo
1 copo de água morna
1 colherzinha de sal
farinha de trigo suficiente para amassar"

Eu ADORO receita assim!
COLHERZINHA - de café? de chá? Resolvi que devia ser de café.
COPO DE ÁGUA - de requeijão? americano? qual? resolvi pegar um de 200ml, sei lá...
A melhor parte: FARINHA SUFICIENTE PARA AMASSAR !!!!
Alguém, além da vó, sabe quanta farinha é isso?

Bom, resolvi que talvez 1 receita fosse pouco... dobrei a gema, a água, o sal e o óleo. Porque a farinha continuaria uma incógnita!

Fui amassando colocando água, resolvi colocar mais 1 gema (já eram 3...), mais óleo, mais sal...e mais farinha. Um pouco mais de farinha...e mais um tiquinho, porque ainda estava grudando na mão. E nessas usei 1 KG de farinha! Então achei que ia ficar muito seca, dura, coloquei mais água, rsss
pronto. Preciso de mais farinha.

"ALÊ, SOCORRO!!!! Vai comprar mais farinha, agora, já!"

Então resolvi que apenas usaria a farinha pra desgrudar as mãos, pedindo que Dona Celuta, de onde estivesse, me iluminasse, mas ela não mandou nenhum sinal,rsss Uma bela hora o ponto pareceu que deu certo.

Hora de abrir a massa. Lembrei que ela enfarinhava a pia, pra não grudar. Mas aí a massa ficava escorregando e fiz uma força danada pra abrir com o rolo. "Santa Celuta, me acode!"

Hora de fazer os pastéis. Tentei 3 bocas de copos diferentes, nenhuma tinha o diâmetro do pastel da minha vó. Enfim, fiquei com o maior, mais fácil pra rechear.
Fiz o recheio de carne moída, que ficou todo empelotado - ANOTEM: não comprar carne móida no Pão de Açúcar, ela sempre EMPELOTA. Mas pelo menos estava gostoso.

Lembrei que adorava pastel de queijo da vó e então cometi o sacrilégio de rechear alguns com queijo prato ralado. Sacrilégio, sim. Porque a vó até fazia o pastel de queijo, mas contra a vontade, porque eu e meu irmão pedíamos, ela não gostava, achava que o pastel tinha que ser de carne.

Os amigos começaram a chegar. Culi (João 2, segundo o porteiro do meu prédio), Célia e Kenji, contando as aventuras do casal e seu carro, das viagens recentes. Célia entrou na dança e pegou a pia pra lavar a louça, enquanto comecei a fritar os pastéis.
Comentei sobre a pimenta do recheio. Mandei ver na pimenta do reino e nem senti o gosto. Minha avó dizia: "este pastel não tem pimenta, é das crianças". Quando ela dizia isso, tenham certeza de que tinha pimenta do reino. Não tinha era da malagueta, que ela punha, junto com azeitonas, no pastel dos adultos, rsss

João 2 chegou ( esse meu porteiro, acha que é íntimo da família, já...) com Alessandra e assumiu o posto da caipirinha de morango, deliciosa por sinal. O Alê é o rei da caipirinha, mas só a de limão, ok?

Pastéis fritos, vamos comer. Por um incrível milagre, meus filhos adoraram! Isso já me faz feliz!
Todos gostaram. João 1 deu a dica de abrir mais , pra massa ficar mais fina, mas o problema acho que foi o excesso de farinha, hehe...
Eu, particularmente, achei que ficou pouquinho de nada parecido com o da vó. Ficou bom, ok, mas o meu desafio pessoal era ficar igual ao dela. Não ficou. Só deu mais saudade...

Meu irmão e a mina cunhada chegaram depois, não tinha sobrado nem unzinho sequer pra contar a história...Não tinha cahamado porque eles nun ca vêem qdo eu chamao. Da próxima chamarei.

Cozinhando e aprendendo...Um dia quem sabe...

Pensarei agora na próxima receita, Acho que não será da vó dessa vez...

Projeto Julie, Julia & Renata

Assisti há pouco tempo o filme Julie & Julia. Adorei!

Adorei a história, a idéia do blog da Julie, a idéia do curos da Julia, as receitas (ok, nem todas...), as interpretações, enfim...tudo!

Lógico, agora quero ler o livro que deu origem ao filme - novidade, né?

Mas desde que assisti, a idéia de fazer algo parecido com o que Julie fez me persegue. Não quero estragar pra quem não assistiu, mas basicamente, é o seguinte: cansada de sua vida profissional tediosa, estressada por mudar de casa para um bairro meia boca, Julie se desafia a experimentar todas as 524 receitas do livro de culinária francesa de Julia, em um ano, relatando a experiência num blog.

Creio que tenho alguns pré requisitos que tornam o desafio não tão absurdo assim: adoro cozinhar, principalmente experimentar receitas novas. tenho um blog no qual adoro escrever e que as pessoas dizem que gostam de ler. Porque não?

Farei algumas adaptações...
Não farei receitas de um livro específico de um autor-culinarista. meu desafio será as receitas de família que nunca fiz (ou as que fiz e ainda não acertei....), receitas que pego em sites, livros e revistas e ficam lá, amarelando dentro do meu fichário.

Quem vai experimentar - no filme, a própria Julie, além do marido e seus amigos-cobaias. Aqui, os cobaias serão a minha família ( se algo acontecer a eles vcs já sabem o que foi, rsss) e meus amigos, que estão sempre aqui em casa.

Quantidade de receitas e prazo: Julie se dispôs a fazer 524 receitas em 1 ano. Não sou tão louca assim... digamos que, prometo, em 1 ano, fazer pelo menos 1 receita nova por semana. gente, a vida por qaui é corrida, demais....me resta os finais de semana e eventualmente algum diazinho em que esteja disposta a me aventurar... Então, inicialmente, o desafio será executar aproximadamente 52 receitas em 1 ano.

Início: ONTEM, rssss

Ontem, 23 de outubro de 2010, fiz a primeira experiência e resolvi que é viável, basta oficializar ( o que estou fazendo aqui, neste momento!)

No próximo post, relato a primeira experiência.
Bom apetite!