3 de nov. de 2011

SUS - Você ainda vai precisar dele...

Na última semana, com a notícia sobre o câncer do Ex-Presida Lula, muito se falou sobre o SUS.
Começaram uma campanha por aí, dizendo que já que Lula considerava o SUS perfeito na época de seu governo, deveria se tratar na rede pública. A partir daí veio a discussão sobre "tripudiarem" em cima de uma doença tão grave como o câncer, blá, blá, blá...

Mil pessoas curtindo isso no Facebook, eu não curti. Simples: SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA qualquer piada sobre câncer. Já passamos por isso em casa, sei como é duro, como dói e que dinheiro nenhum no mundo resolve. Por mais que odeie o Lula como político, é um doente e merece ter sua doença tratada como qualquer outra pessoa.

O que está errado é não se discutir a qualidade do Sistema Único de Saúde, só porque a discussão foi gerada pela doença de um ex presidente, seja ela qual for. O SUS tem que ser discutido sim!

E o que está errado é o fato de os senhores políticos, sejam eles quem for, poder receber tratamento particular de primeiríssima qualidade, pago pelos nossos impostos, quando o que recebemos é isso que vou contar a seguir.

Há uns dias atrás, levei minha mãe na UBS Jd.Umuarama, para retirar exames que ela e meu pai fizeram no local, um mês antes. A previsão de entrega era em 20 dias, já demos uma colher de chá e fomos buscar uns dias depois.
Um frio de doer e a fila era enorme, pra fora do posto. Na porta, um cartaz da campanha contra a dengue. Do outro lado da porta, água parada no jardim do posto de saúde:



Absurdo... mas esse acho que é dos menores dos absurdos que presenciei em pouco mais de meia hora em que estive lá.

Quando finalmente chegamos ao balcão de atendimento e esperávamos para retirar os exames, mais uma pataquada. Uma senhora chegou para uma consulta, marcada quatro meses antes ( é um sistema muito ágil... se nesses 4 meses você morrer, azar seu...). Bem, na verdade a consulta dela era na semana anterior, quando houve um "ponto facultativo" pelo dia do funcionário público. Ligaram na casa dela, avisando que o posto de saúde não abriria e ela deveria vir uns dias depois. Mas eis que ela chegou lá e o médico faltou por problemas de saúde. "Então vou marcar pra outro dia" - a senhora disse. Resposta da funcionária: "Não, o Dr Fulano não tem agenda aberta". Sugestões da funcionária suuuuuper simpática: ligar de vez em quando pra ver se a agenda dele abriu OU passar lá de vez em quando e ver se alguém desistiu pra ela conseguir uma consulta de encaixe... Ah, pra ligar o número é um só, que está sempre ocupado ( e se ouvirmos os papos no telefone, ocupado pelos funcionários em conversas de comadres...) Nem vi o desfecho da história porque a mocinha que estava nos atendendo veio nos entregar os exames...

Aí eu já estava quase surtando... Entregaram apenas os exames da minha mãe. Disseram que os do meu pai, feitos no mesmo dia, não haviam chegado. Mas deveriam ficar prontos em 20 dias, já fazem 30...

"Senhora, é que o laboratório foi roubado" E o paciente com isso? Como assim, roubaram o material coletado pro exame e ninguém diz nada, não chamam pra refazer, não avisam?

"Não, senhora, os computadores do laboratório é que foram roubados e os exames estão atrasados por isso" - Beleza de laboratório que presta o serviço pro SUS...nem segurança... Bom, mas os exames da minha mãe foram feitos no mesmo dia...como pode atrasar um e o outro não? Tem certeza que procuraram direito?

Aí, uma funcionariazinha pernóstica lá no fundo, começou a querer dar uma de "boa" pra cima de mim, dizendo que eles não tem culpa pelo atraso, etc, etc... E eu dizendo que o assunto ia correr pela internet, que não era possível, etc... Aí resolveram dizer que TALVEZ o resultado estivesse na sala de enfermagem e nós deveríamos ir até lá perguntar, porque ela não podia levantar a bunda da cadeira,
Lá fomos nós, barraqueira mãe e barraqueira filha, pra sala de enfermagem. Lá, as pessoas são um pouco mais atenciosas. Não olham na sua cara, mas te tratam com um mínimo de educação... Pelo menos se dignaram a olhar a listagem dos exames recebidos... "O exame do Seu Mauro já chegou sim... e foi entregue lá na frente, podem voltar que o exame está lá!"

Rá! Pra que? Cheguei lá no balcão sem voltar na fila, em altos brados repetindo as informações da enfermagem. Só então a pernostiquinha que me peitou, resolveu se levantar e mais duas se puseram a ajudar a procurar, porque "EU NÃO SAIO DAQUI SEM ESSE EXAME!!!"

Adivinhem? Encontraram!!! Acontece, que o exame foi guardado no prontuário de outro paciente, porque o número do protocolo impresso no exame estava errado... Novamente: e eu com isso? Erro de vocês, não do paciente! E a pernostiquinha filha da mãe veio toda mansinha ao balcão se desculpar....

Aí me pergunto... será que esses exames realmente são os dos meus pais? Cabe a quem verificar o número do prontuário? Não era mais dia das bruxas e minha bola de cristal já estava desligada, como eu poderia adivinhar e informar para as funcionárias da UBS que deveriam procurar em outros prontuários???

Lógico que todo esse perrengue não chega aos pés de muitas coisas que vemos por aí sobre o SUS...
Mas me fez refletir. Acho que temos mais é que cobrar sim que nossos governantes usem EXCLUSIVAMENTE o SUS para seus tratamentos médicos. Só assim ( ou Nem assim...) talvez a saúde pública fosse melhor cuidada nesse país...



Um comentário:

  1. Eu concordo com vc quando diz que nào devemos brincar ou achar graça em alguém que, por mais que vc não goste, esteja com uma doença tão invasiva como a que ele tem! Já passei por vários casos na fámilia e tb sei como é!!
    Quanto ao SUS se nossos governantes o usassem talvez melhorasse! A Zélia, qua trabalha aqui em casa, tem um carocinho no seio e passa mal bocados pra fazer seu tratamento, desde de aparelhos quebrados para exames até falta de médicos sem avisos e sem novas agendas.
    Mas precisamos abrir nossas bocas e reclamar!

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...