3 de mar. de 2012

Marillion no Brasil

Naquele famoso post "O Rock and Roll na minha vida", de julho/2010, eu conto um pouquinho de como conheci o Marillion, através do primo Luis.

Bom, naquela época, eu colecionava as letras de música, assinava a revista Bizz e eis que um belo dia me deparo com um anúncio nessa revista do extinto Projeto SP. O Anúncio trazia as próximas atrações daquela casa de shows, entre elas o Marillion. Prestes a fazer 15 aninhos, convenci minha mãe de que eu não queria festa de debutante. Queria ir no show e lógico, daria um jeito dos primos me levarem. Afinal, seria meu primeiro show de rock.

Até hoje não sei se meus pais realmente deixariam que eu fosse. A maior das fatalidades para um fã de Marillion aconteceu naquela época : Fish, deixou a banda. E lógico, a turnê, o show, foram cancelados. Eu já sonhava com "La Gazza Ladra" tocando na abertura do show e em seguida "Sláinthe Math"... Foi um balde de água fria. Troquei a festa por um show que nunca aconteceu.

Em 1992, uma nova chance. A banda veio para o Hollywood Rock, com o novo vocalista Steve Hogarth, no mesmo dia em que se apresentaria o Bon Jovi. E um amigo querido, pelo qual eu estava muito interessada, mas na época só me enrolava, chamado Alessandro (alguém aí conhece???rss) ficou de me avisar quando fosse comprar os ingressos para irmos juntos. Bem, ele NUNCA avisou. Foi no show com amigos e eu só soube depois. GRRRRRRRRRRR!!!! Até hoje eu digo que nunca será perdoado por isso...

Bom... felizmente, Fish em carreira solo aportou em terras brasilis pela primeira vez, não me lembro o ano, e fez um show maravilhoso no extinto Palace. (Affe! Tudo "extinto", tô me sentindo velha...) De quebra, enquanto aguardávamos a abertura da casa, sentados na calçada do Palace ( eu, Alê e mais um amigo) vimos um bando de gringos passando na rua, falando enrolado. No meio deles, um gigante. Fish! Um homem alto, enorme, ainda com restos capilares em sua cabeça, brinquinho de peixe na orelha... e lindo! Ah.... até hoje não sei como não fui correndo atrás dele...rs O show foi bárbaro, repertório perfeito - as melhores do Marillion em sua fase + seu cd solo que eu sabia de cor e salteado. Sim, foi o melhor show da minha vida!

Mas ficou aquele gostinho de ... não era Marillion. Porque apesar de Marillion ser 50% Fish, faltava os outros 50% constituídos do Mark Kelly, Steve Rothery, Ian Mosley e Pete Trewavas. E fiquei na vontade.

O primeiro álbum com Mr. H, como o Hogart é conhecido entre os "Marillionados" até que foi bom, mas um tantinho pop. "Season´s End" teve como grande "hit" a música "Hooks in you"e quase furou de tanto que eu ouvi. Acho que foi o último vinil que comprei na vida... depois disso, ainda consegui ouvir algumas coisas dos outros álbuns com Mr.H, mas faltava a voz e as letras do Fish. Dei um tempo do Marillion. Afinal, onde já se viu, banda de rock progressivo com música em trilha sonora de novela? Por mais que eu goste de "Beautiful", aquilo mostrava pra mim que algo estava errado na carreira deles. Até o advento do Orkut...rss

Descobri comunidades da banda, fiz download de alguns novos sons... e aí veio o Ricci para as tardes da Kiss FM. Tardes de aulas em que o povo da comunidade ficava ouvindo e batendo papo. E o nosso Prof Rock and Roll mandava ver no Marillion dos velhos tempos, com bootlegs e causos... Voltei a ouvir, definitivamente. As comunidades da banda também me fizeram ver H com outros olhos. Ele NUNCA cantará como Fish, mas é um cara cativante, tem carisma.

A banda dá muita importância aos fãs. Todos os anos organizam o "Marillion Weekend", que lógico, nunca passou pelo Brasil...rs Acontece em países como Holanda, Canadá e Reino Unido. Como um mega festival, com atividades diversas, shows da banda, encontros com fãs, etc. Todos os anos, membros do fã clube oficial também recebem um cd especial de Natal, com versões exclusivas. Tipo a versão de 2007  de "Toxic" da Britney Spears. Cliquem no link, sem preconceito...Ficou legal, nem parece a música dela...

Ano passado, via twitter, conheci um holandês filósofo e blogueiro fã de Marillion. Na Holanda os caras passam com frequência fazendo shows. Ele quem me avisou de uma campanha no Facebook para os fãs dizerem em que parte do mundo queriam shows do Marillion e lá fui eu! E não é que meu amigo holandês também vai assistir de novo a banda esse ano, quase no dia do meu aniversário? Sortudo...

As redes sociais e sua força conseguem dessas coisas. Muita gente do Brasil pediu. E no final do ano passado o anúncio oficial. Marillion no Brasil em outubro de 2012!!!!


Agora, não tem como perder. Compramos hoje os ingressos. Números 4 e 5!!! Da primeira leva...hehe!
Alê perguntou se agora ele consegue se redimir... Será que perdoo?





5 comentários:

  1. Nossa...q legal...tb quero ir...será que eles cantam as mais antigas? as do Fish?? Fui nesse show do Fish que vc falou...foi um q ele ofereceu wisky para platéia e se autofilmou com uma câmera de um fã...O show senão me engano começou com Assassin...o palco todinho azul com aquele lenhador gigante de voz magnífica desfilando de um lado para outro no palco...Q show.

    ResponderExcluir
  2. Espero ter me redimido....rsrsrs

    Adoro Marillion, adorei seu post! Me trouxe muitas lembranças....

    Aposto que o show de Outubro será nota dez!!!

    Bjos
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que sou um "Marillionado" até faço parte do fã clube TheWeb Portugal..hehehee. Não tem como comparar Mister Fish com Mister "H", são vozes diferentes e épocas distintas, duas fases FODAS!. Pra mim, me desculpe, o Fish não foi 50% da Banda, se ele fosse a carreira solo dele teria explodido, e nao foi isso que aconteceu. Cada um tem sua importancia dentro da banda, 20% pra cada, inclusive o "H", por isso que eles fazem tantas musicas boas até hoje (tenho quase todos os albuns e dvds de todas as epocas) e posso dizer que antes a banda nao tinha nada a perder, eram novos e sem medo de experimentar eram ANIMAIS. Hoje a banda se tornou mais madura e mais experiente, posso dizer que é uma banda "prog-elegante"...rsrsr.

    Abraços, Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer... Também já comprei meu ingresso Pista Vip no Vivo RIO...rsrsrs. Não poderia perder, ne?

      Leandro.

      Excluir
  4. Olá Renata,

    Sou de BH e tenho um ingresso para o show do Marilion na data de 13/10 no RJ. Infelizmente uma prova (concurso) em Brasilia foi remarcada para o dia 14 de outubro.
    Estou com muito pesar mas preciso desfazer do ingresso pois não posso deixar de fazer a prova.
    Por favor, se puder ajudar e souber de alguém que queira comprar o meu ingresso.
    É pista, valor R$ 200,00 eu mando por sedex / deposito bancário.

    Só de passagem ja tomei um preju enorme!
    Se puder me dar uma forca lhe agradeço, de coracao!!

    Helena Coelho
    31 9982-2503

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...