12 de set. de 2012

Here I go again !

Não, este não é um texto sobre a música do Whitesnake!

Há 2 anos e 8 meses atrás escrevi neste blog sobre a decisão de fazer a redução de estômago (gastroplastia). Lembram? Só clicar AQUI se quiserem (re)ler.

Bom... depois de tanto tempo sem escrever sobre o assunto, como está minha vida?

Acho que já comentei aqui, ou no Facebook, ou sei-lá-mais-onde, que as gastroplastizadas se dizem “borboletas”, pois passam por uma grande transformação com a perda de peso. De feias lagartas, viram borboletas.  (Por causa disso vivo "ganhando" imagens de borboletas das pessoas e acabei decidindo colecioná-las...rss)  E essa transformação não é apenas estética, física. A vida muda completamente, mesmo que para quem esteja de fora, tudo pareça igual ao que sempre foi. Comigo aconteceu desse jeito.

Por causa da cirurgia, fiz dois anos de terapia da qual tive alta há alguns meses. Não queria... era muito bom o processo de auto conhecimento que ela me proporcionava. E nesse processo, o mais importante foi aprender que eu tenho que ser feliz, que não tenho que me sentir culpada de não ser como os outros querem e/ou esperam que eu seja. Tenho que ser quem EU quero ser. Tenho que ser feliz!

E já que me tornei “borboleta”, quis ser feliz e decidi voar.
Voei de balão e foi lindo!
Voei de dor nas tatuagens, mas marquei o que quis em mim. (E outras virão, ainda.)
Voei nas palavras que li e leio por aí.
Voei nas palavras que escrevi por aí.
Voei e resolvi cantar pra me divertir.
Vôo no dia-a-dia, nas aventuras de uma “mãetorista” que também tem seus desejos, necessidades e vontades. Meus filhos e meu marido também me fazem voar.... E como fazem!

E chegou a hora de voar mais alto.
Quarenta quilos se foram. De vez em quando, um ou outro volta, mas a receita eu sei bem pra mandá-los embora. Eles aparecem quando algo não vai bem aqui dentro. Aí é hora de sentar, refletir e mudar o que estiver errado. E malhar. É, tá faltando essa parte aí, de "malhar", eu sei... rs

Enfim, a intenção da cirurgia não foi apenas estética. Mas também foi. E eu ainda preciso me livrar do que sobrou pelo caminho pra ficar mais feliz ainda comigo mesma. Imaginem uma pessoa que perdeu 40 quilos. Eles foram embora mas o local onde estavam armazenados permanecem. É preciso dar um jeito nisso. É hora de tirar fora a pele que sobrou, colocar algumas coisas no lugar onde deveriam estar.
Afinal, depois de usar biquíni pela primeira vez na vida, no último verão, deu pra perceber que ainda estou na metade do caminho.

E depois de algumas brigas, muita burocracia e batalhões de exames, o convênio médico aceitou pagar a "cirurgia plástica reparadora". Faz parte do "tratamento cirúrgico da obesidade mórbida". Nome feio né? Mais feio é ficar com esse monte de pele sobrando... Vou aproveitar, então! E farei com responsabilidade. Só vou mexer naquilo que tenho indicação médica pra fazer. Nada de silicone lá e acolá. Nada de mudar de rosto. Só o que o médico disse que é absolutamente necessário.

“Mas pra que se você está tão bem?”
“Você é louca, fazer outra cirurgia?”
“Que perigo! Que bobagem!”
“Não tem medo de operar?”

Apenas EU sei o que passei ouvindo por muitos anos que eu estava gorda, das pessoas a minha volta. Só EU sei o que é sentir que a vida tá passando e você não está aproveitando, que talvez não pudesse acompanhar meus filhos em tudo que acompanho.  E principalmente, SÓ EU SEI como é bom me sentir como eu me sinto hoje. E eu quero melhorar cada vez mais! Me sentir bem, saudável e bonita para mim mesma faz parte de todo esse processo. Acho que é a fase final. Consertar o que ficou fora de lugar no caminho. E a motivação maior é a autoestima. Manter lá no alto o que joguei lá em cima. Me sentir  “cada vez mais eu”.

Sobre o medo... Oras, medo de cirurgia? Sempre tenho! Mas quando lembro de quantas meu filho querido já não foi obrigado a fazer... Quantas não enfrentamos sempre esperando o melhor... Se eu já grampeei meu estômago... Penso: por que ter medo agora?

Se algo der errado, aí penso em outro plano de vôo. Mas prefiro, SEMPRE, pensar que tudo vai dar certo. E já deu!

Medo mesmo eu tenho é de passar pela vida e não viver!


3 comentários:

  1. ADOREI!!! boa sorte na sua cirurgia!!!

    ResponderExcluir
  2. Outro dia postei no meu facebook que a vida é feita de mudanças. Se não mudamos, nos acomodamos e ficamos satisfeitos com isso. Mas essa "estabilidade" não é o melhor que a vida pode nos dar. A cada vez que mudamos, damos um salto, muitas vezes para melhor. Teremos um tombo ou outro, as vezes um tropeção, mas o "arriscar-se a mudar" é que torna a vida mais empolgante e quase sempre mais feliz. Agora entendo melhor o lance da borboleta. E vá em frente! E o mais precioso em você não foi a transformação externa (nem te conheço pessoalmente, rs) e sim a reviravolta interna.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. _Medo mesmo eu tenho é de passar pela vida e não viver! Belo, intenso, vc esteve iluminada, por isso este espaço qdo tão bem usado é um mimo, guria, gostei muiiiito de ler tudo q vc escreveu, pra vc gurerreira q DEUS esteja sempre c/vc e vc jamais desanime de ir a luta, pra vc bjos, bjos e bjossssssssss

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...