16 de jun. de 2010

Entre o real e o virtual

Vamos a mais um capítulo da minha história...

Em 2003, Rebeca nasceu. Comecei o ano letivo de 2004 de licença maternidade e ganhei uma sala de 4a série, com 4 alunos, em outro período. Ou seja, a pior sala da escola, o resto do resto...terrível!!! Quando voltei da licença, tentei, mas olha, tava difícil! Deixar minha bebê com os avós, Lucas ia pra mesma escola em outro periodo, então pouco ficávamos juntos...

A gota d´água veio em agosto. Aliás, 2 gotas. Havia a previsão de uma cirurgia ortopédica para o Lú, que deveria ficar de 2 a 3 meses engessado. Como eu ia deixá-lo com minha mãe engessado, mais a bebê pra ir trabalhar? A segunda gota: a catapora baixou em casa e pegou primeiro a Rebeca, com 8 meses de idade, tadinha. Em seguida, Lucas e Alê. Adulto com catapora é F@#%! Foi até parar no hospital.

Com esse quadro de calamidade pintado, pedi demissão da escola e me afastei da Natura pois nem vender eu conseguia.

Quando tudo se acalmou, aqui estava eu, deprimida e estressada. Eu e o computador.

Um grande amigo nosso nos enviou convites para o tal do Orkut. Relutei, relutei, mas acabei aceitando e a idéia me agradou.

Primeiro, porque adorei encontrar pessoas que não tinha notícia desde o tempo de escola. Segundo, porque sempre me dei muito melhor escrevendo do que falando. Aquele era meu paraíso!

Entrei em pouquíssimas comunidades - da escola antiga, do bairro, de bandas e uma em especial, da Kiss FM que eu começava a ouvir na época. Dali, me convidaram para outra, a Escola de Amigos do Rock. Resolvi participar ativamente das postagens e acabei conhecendo pessoalmente o pessoal com quem trocava idéias virtualmente. Fiz amizades, umas duram até hoje, outras não...mas chego nesse assunto mais pra baixo.
 
Na EAR, parecia haver uma batalha de egos e depois de 1 ano da comunidade, que seria comemorado com uma grande festa, a coisa desgringolou...Os membros mais ativos de lá saíram, quando não eram expulsos e migraram para outras comus. A EAR ainda existe, mas daquela turma original, restam poucos. Restam???
 
Desde aquela época eu sempre disse que pra mim, o mundo virtual, o orkut principalmente, deveria ser sinônimo de diversão. Se vira motivo de brigas e picuinhas, não é mais diversão.
 
O Orkut foi minha válvula de escape durante muito tempo! Até a banda do Alê, a Lochness, ressurgiu por causa dos encontros das comunidades. Mas isso é papo pra outro post...
 
Enfim, nesses 6 anos de Orkut, me encantei com muita gente e me enganei também, lógico!
Não vou citar nomes. Não gosto das tais picuinhas que eu tanto critico.
Ao mesmo tempo que frequentava a EAR, e tbm depois dela, passei pela Alternativa Kiss, Asilo de Rockeiros, Professores roqueiros, Kiss Oficial, Hora do recreio, Ricci professor Rock and Roll, etc.
A cada nova comu, novos encontros, novos shows, novas pessoas.
 
O problema está em saber discernir o que é real do que é virtual - e aqui finalmente chego ao ponto principal deste post.
Muitas pessoas VIVEM a Internet intensamente. Acordam e dormem pensando no Orkut, no MSN, no Facebook, nos blogs, no Twitter, no MySpace... E é exatamente AQUI que está o problema.
 
Eu vivi o Orkut intensamente nos primeiros 3, 4 anos de Orkut. Depois cheguei a conclusão de que não podia deixar de lado os amigos anteriores a isso tudo, nem a minha família. Achei que tinha MELHORES AMIGOS vindos do Orkut. Mas sei lá...é como disse uma outra pessoa que conheci lá: No orkut,  não fazemos amigos, fazemos colegas, fazemos conhecidos, contatos. E isso não desmerece NINGUÉM!
 
Apenas quero deixar claro que a amizade mesmo, de verdade, pode até acontecer, mas "extra" Orkut. Vc faz o contato por lá, mas se vai vingar ou não vai depender do "Cultivo" que foi feito fora da tela, longe do teclado. 
 
Porém, há muitas pessoas que transformam sua vida real em virtual, e vice-versa. Transferem sua vida pra dentro da tela. Até há o contato fora da rede, mas parece que as pessoas não sabem mais ouvir, apenas falar.
 
Na rede, histórias são criadas, boatos são espalhados. Cabe a nós acreditar ou não em tudo que está escrito ali. E como isso é difícil!!!!
 
Tomei as dores de pessoas em que eu acreditava piamente. Defendi, fui excluída, mas fiquei ao lado. Acreditei.
Mas depois acabei descobrindo que aquilo tudo era "Boato de internet", pura ficção. As pessoas transferem seus devaneios para o teclado, aí já viu: Quem conta um conto aumenta um ponto...Aquela historinha inocente vira uma bola de neve, começa a envolver terceiros, pode até destruir casamentos.
 
Nesse ponto eu cansei.
Quando percebi que essas pessoas inventam e ACREDITAM piamente em suas histórias, tentei ajudar. Tentei abrir os olhos.Mas se a pessoa não quer enxergar...
 
Continuo no mundo virtual me divertindo a beça!
É pra isso que estou aqui, não pra ficar pra baixo, ouvindo problema e fofoca dos outros.
Não preciso disso.
 
Fica a lição e a dica: tomar cuidado para não transformar nossa vida numa história virtual.
Vale compartilhar fotos, trocar confidências, jogar, twittar...Só não vale deixar de viver!!!!

6 comentários:

  1. O bom é quando a gente consegue trazer os amigos virtuais para a vida real, não é? Eu também transferi a minha vida para a tela do computador durante um tempo, e ultimamente tenho colhido coisas boas do mundo virtual, conheci o pessoal que estava conosco no último fim de semana através do orkut, minha namorada (linda) também veio do orkut.

    Gosto da vida virtual, mas a real é bem mais interessante... hehe.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Recadinho pra dizer que gostei de ter conversado com você...opiniões diferentes existem mesmo e a única coisa que importa no fim é respeitar o que o outro acha, sem interferências!
    Beijo grande, querendo, dê uma passadinha no meu blog... é velhinho, capengando, quaaaaaaaaaase desisti dele, mas vira e mexe eu volto! =)

    ResponderExcluir
  3. Decepção,frustração,intrigas...no mundo virtual, parece que ja é mais que normal.Vide...notícias que aparecem , vira e mexe no "mundo real".
    Já me alimentei de intrigas e fofocas, confesso que foi indigesto!
    Hoje tento usar esse mundo virtual,mais como forma de "diversão".
    Os amigos que conquistei, no"virtual", são poucos, mas com qualidade infinita.
    Primeiramente, pq não uso a palavra "amigos", como papel, higiênico que é descartável!
    Sempre dei um outro valor a essa palavra. "AMIGUXO", para mim, não existe!!!
    O ruim, é qdo o "virtual", passa a ser seu lar, sua família, sua ilusão!
    Facil mostrar virtualmente, aquilo que vc não é.Dificil é sustentar, na "real" por muito tempo, e para todos, aquilo que vc não é, quem sabe nunca foi, e nunca será.
    A tendencia, clara e infeliz, é permanecer sozinho, no mundo de ilusões virtual, na sua casinha virtual, com sua familia, e "amigos" virtuais.
    As pessoas, que não querem "acreditar", que isso pode ser "uma doença", e de fato é....estão fadados, a continuar vivendo em um mundo de mentiras, intrigas e frustrações. Continuaram se alimentando, de outros que pensam da mesma maneira, e se iludindo, achando que são "felizes", assim mesmo.
    Como dizia minha avó "Cada qual, com seu cada qual"

    ResponderExcluir
  4. Rê,
    infelizmente a gente se decepciona muito: com o real, com o virtual, as vezes com a vida... Uma qualidade em ti que eu adoro é o teu HUMOR! E para lidar com todas essas contingências da vida só com ele mesmo.
    Continue assim!
    Adorei o post
    Beeeijos
    Drica

    ResponderExcluir
  5. É uma delícia conhecer pessoas, descobrir afinidades, se descobrir ansiosa por "conversar" com alguém "desconhecido"... O mundo virtual nos faz sentir sensações que se prolongam enquando o "real" não acontece. Uma delícia maior ainda é quando as aspas caem e você identifica estas sensações ao vivo, ao ler não o texto de quem você conversava, mas sim, seu olhar.

    ResponderExcluir
  6. Aprendi faz um bom tempo a não esperar nada de nada...Criamos expectativas em cima de velhos e novos relacionamentos,virtuais ou não.
    Ninguém realmente tem nada a ver com nossas interpretações,nossas dificuldades na vida são apenas isso:interpretação de fatos...esperamos que as coisas sejam da "nossa" forma,e quando não são, temos "problemas". As pessoas não são como gostaríamos que fossem,as pessoas são como são...Vivendo com uma pessoa durante anos,mesmo assim não a conhecemos no total...porque? estamos em mutação constante...alguns sabem disso,outros nem percebem....

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...