15 de ago. de 2013

Ragu de linguiça ao forno - #NefGourmet

Esta receita foi um amigo que contou que fez e me deixou com tanta água na boca que eu tive que testar!

É um ragu de linguiça ao forno, para ser servido com polenta ou massa. Eu fiz com a polenta.

A receita original é do Jamie Oliver, mas fiz seguindo o que o amigo me ensinou e claro, em vermelho, as minhas adaptações.


Ragu de linguiça ao forno

Ingredientes:

Azeite extra virgem
5 folhas de louro
100 a 200g de bacon em tiras – Usei 150g
5 dentes de alho com casca – Usei 3 e tirei a casca
Tomates – 1 para cada linguiça
Linguiça toscana
Ervas diversas, tipo “o que tiver em casa e vc gostar” – Usei orégano, alecrim e cheiro verde
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola picadinha, que coloquei por minha conta.

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque a assadeira vazia para esquentar por uns 10 a 15 minutos. Meu forno é grande, então sempre que dizem 180, coloco no 230...rs

Retire a assadeira do forno, regue com azeite (não exagerem, porque o bacon e a linguiça soltarão muita gordura durante o cozimento) e espalhe as fatias de bacon. Volte ao forno, até que as fatias de bacon estejam douradas e crocantes.

Retira do forno, acrescente as folhas de louro, a cebola picada, o alho descascado, alecrim, orégano, cheiro verde, sal, pimenta e misture cuidadosamente. Por cima dessa mistura, acomode os tomates de pé, fazendo uma pequena cruz com a faca “na bundinha” do tomate. Eu teria tirado a pele e aquele meinho mais durinho, mas não se preocupem. Se colocar com a pele, em cerca de dez minutos ela se solta do tomate praticamente sozinha e é possível remover com facilidade.

Regue com mais um pouquinho (pouquinho mesmo!) de azeite e volte a assadeira para o forno. Após uns dez minutos, você pode retirar a pele dos tomates com o auxílio de um garfo ou deixar como está. Por cima dos tomates, espalhe as linguiças, apertando levemente. Eu também achei melhor cortar os tomates pela metade.



Volte mais uma vez para o forno. Deixe assar por uma hora, virando as linguiças e mexendo de vez em quando, com cuidado para não despedaçar muito.

Ao final desse tempo, pique tudo bem picadinho (o tamanho dos pedaços é ao gosto do freguês) e estará pronto para servir.

Quando preparei, voltei o ragu para o forno com fogo bem baixinho, pra manter aquecido enquanto preparava a polenta. Costumo fazer a polenta com aquelas misturas em pó próprias para isso que encontramos com facilidade nos supermercados. Dessa vez, por indicação de quem me deu a receita, usei uma italiana. É muito mais cremosa e saborosa do que as nacionais. Outra dica é dissolvê-la no leite ao invés de água e acrescentar queijo parmesão.

Aqui, o prato montadinho:


Combinou muito bem com o vinho tinto La Vallona.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...