15 de nov. de 2010

Julie, Julia & Renata #3 - 14/11/10 - Molho de tomates da Vó Raphaela

Esta não é exatamente uma receita inédita na minha cozinha.
Já tentei outras vezes, mas posso dizer que desta vez ela finalmente deu certo e foi a melhor experiência de todas as vezes em que a fiz. Esse é o grande desafio: testar a receita até que ela fique bem parecida com a original.

O molho de macarrão da vó Raphaela é aquele molho de tomates que nenhuma caixinha, latinha ou sachê substitui!
Dá um trabalho danado! Relutei anos antes de fazer, com medo do peso da responsabilidade, rss!

Todos os domingos, D. Raphaela (minha avó materna, da qual muitos acham que herdei meu "gênio" briguento) fazia o molho de tomates frescos para a macarronada. Com o passar dos anos, principalmente depois que ela faleceu, quem assumiu o posto do molho dos domingos foi a Tia Marilda, a "boleira/doceira" da família. Aliás, ela também faz um molho excelente...

A grande questão é a mão de obra do molho. Não é exatamente uma RECEITA, mas um RITUAL:
Lavar os tomates. Abrir e tirar as sementes. Cozinhar os tomates. Passar na peneira. Refogar carne e temperos e enfim, cozinhar e apurar o molho por horas... Affe! Tão mais fácil abrir uma latinha de Pomarola!

Sempre disse que não faria molho assim de jeito nenhum. Mas a pressão do pessoal foi grande! Muitos dizem que como "sucessora natural" da Tia Marilda na cozinha, deveria me aventurar com o molho. Afinal, a massa é incumbência do João, meu primo. Então, tá. Desafio aceito.


Acho até que o problema não é o processo em si, mas sim fazer tudo isso com a quantidade de tomates necessária! Para um almoço em que toda a família se reuniu ( umas 15 pessoas...) cheguei a usar cerca de 8 kg de tomates! Se não, rende pouco e/ou fica aguado...

Lógico que a "tradição" do molho é bem facilitada hoje em dia... Até passo o tomate cozido pela peneira, mas antes bato tudo no liquidificador ou no mixer. Ajuda muito e o resultado é o mesmo.

Bom, meu projeto continua atrasado em 1 receita...fim de ano é fogo!
Mas já tenho duas receitas agendadas para o próximo fds e uma galera do barulho pra experimentar!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Lá em casa aboli as caixinhas e latinhas faz tempo, me aventurei sozinha a fazer os molhos de tomate, lembrando da minha avó...só ainda não sei o tempo de "apuração" ... deixo uma hora mais ou menos...e até que fica bom..hehehe pelo menos ninguem reclamou...bjs

    ResponderExcluir
  2. Molho caseiro, sem duvida alguma é bem melhor que qq Pomarola!
    Curiosa, para saber essas duas outras receitas...kkkk

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...