24 de nov. de 2010

Julie, Julia & Renata #4 - 23/11/10 - Lombo na Cerveja

É incrível como tudo que começa como um hobby, pra mim, pode se tornar um peso a partir do momento que me comprometo com datas e prazos, por causa do meu perfeccionismo exagerado!
Ando estressada porque já deveria estar na receita #6 nesta semana...Mas não deixarei me abater, rss! Continua sendo muito gostoso, testar, experimentar e melhor ainda quando o pessoal curte a receita!

Ontem me deu a louca e resolvi fazer 2 receitas de uma vez - afinal, uma seria acompanhamento da outra.
Vamos à primeira, com os devidos comentários em vermelho...

LOMBO NA CERVEJA
- Esta receita é bem do comecinho do meu arquivo, da época em que a Ana Maria Braga fazia o Note & Anote na Record, logo que casei. Se não me engano já fiz uma vez, mas faz taaaanto tempo, que nem lembrava mais...

-1 kg de lombo de porco
- Sal, alho e limão
- 1 colher (sopa) de páprica (Como não dizia se era picante ou doce, misturei um pouco de cada...)
- 1 colher de alecrim
- Pimenta do reino a gosto
-1/2 xícara (Chá) de óleo (É muito, pode colocar metade ou menos...)
- 2 cebolas picadas
- 2 tomates sem peles e sem sementes picados
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo ( É para engrossar o molho no final, mas nem usei, não precisou.)
- 1 lata de cerveja clara

Limpe e tempere o lombo com o sal, pimenta, limão, alecrim, páprica ao seu gosto.
Refogue com o óleo, junte as cebolas e os tomates. (Inverti a ordem: refoguei tomates e cebolas, depois fritei/selei a carne)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Neste momento, pode acontecer de duas crianças entrarem na cozinha imitando zumbis, guiadas pelo aroma do tempero, dizendo que o cheirinho está delicioso! - Nada mais gostoso para a mãe cozinheira, rsss

Aqueça a cerveja e junte à carne.
Quando estiver assado, coloque a farinha para engrossar o molho. (Hum, não fiz isso não... O molho já estava grossinho e delicioso quando abria a panela de pressão. Calorias desnecessárias.)

RESULTADO: A carne estava deliciosa! Tãããão macia, que nem consegui fatiar direito, ela desmanchava sozinha! Aprovadíssimo pela família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...