17 de jul. de 2011

Criança pode ler !!!

Livros, livros e mais livros!
Não é de hoje...sempre gostei de ler...

E leio também livros infantis. Por três motivos:

Primeiro, bem óbvio: filhos. Desde pequenos sempre viram os pais lendo, adoram livros. Acabo lendo tudo que eles lêem também. Tanto os que eu já conheço como os que eles me apresentam. Adoro passear com eles na Livraria Cultura e na Fnac! Nada mais gostoso do que ver os filhos lendo o mundo...

Segundo: trabalho. Quando era professora, educação infantil e ensino fundamental I, fazia parte do meu dia-a-dia ler para poder indicar, recomedar e trabalhar junto. Dessa época, guardo livros queridos no coração...

Terceiro: eu gosto! Ainda hoje adoro ler infanto juvenis e infantis!

Tenho minhas paixões... Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Monteiro Lobato.

Alguns livros do coração:

Esse eu ganhei quando era pequena, de um amigo da minha tia Marley. Quando Rebeca virou a "Glorinha" personificada, procurei o livro e não foi fácil encontrar... Hoje tem outra capa, mas continua delicioso de ler! Rebeca adorou saber que tive um igual...








Hoje esse livro tem um significado especial pra mim... mas quando ganhei não me lembro de quem, era a bela história de uma borboletinha linda aprisionada dentro de um livro de contos de fadas... Parceria do meu amado Ziraldo com seu irmão Zélio. Lógico, as crianças tem esse livro em casa... e adoram!





A primeira vez que li esse livro, por obrigação, na escola não entendi bulhufas! Achei chato mesmo... Depois, adulta, li novamente e descobri que a escola tinha indicado cedo demais... dois anos depois a leitura teria sido feita com outros olhos... Aposto que um monte de meninas na casa dos dez anos tem ou teve uma bolsa como essa...







Clássico dos clássicos do Ziraldo. Se você é adulto e não leu O Menino Maluquinho, sorry! Não passou pela infância! Me acompanhou por anos, até que quando indiquei para meus alunos o encontrei todo rabiscado pelo meu irmão ( é, o Daniel só rabiscava, ler não lia nada...) Acabei ganhando outro da editora, que já passou pelo Lucas e pela Rebeca.




Versão juvenil do clássico Cyrano de Bergerac do Pedro Bandeira. Livro pra qualquer adolescente sonhadora e que gosta de escrever, se inspirar e chorar e sofrer com a protagonista...

Outro livro do Bandeira, com tema atual e que adorei na época, "A droga da obediência", primeira aventura que rendeu uma séria (Os Karas). Ainda hoje a criançada lê... inclusive minha afilhada...

Pena que hoje em dia o autor é mais lembrado por causa do filme da Xuxa baseado em seu infantil "O fantástico mistério de Feiurinha". O livro é ótimo, mas o filme.... melhor não comentar...

Ganymédes José, outro clássico nacional...
Li  "A Ladeira da Saudade" quando fui pela primeira vez para as cidades históricas mineiras, adolescente. Já me encantei na época com a história de Marília e Dirceu no século XX. Depois, quando voltei lá com meus alunos, lógico que indiquei como leitura para eles. E teve um sabor muito melhor! Outro livro do coração que infelizmente não tenho mais...




"Lá de cima, a Lua é Flicts". Já ouviram isso?
Esse é mais um clássico de Ziraldo, uma fábula sobre as cores, que juntamente com "O pequeno planeta perdido" também deveria ser leitura obrigatória para as crianças. Lucas tem o dele e eu tenho o meu. Rebeca pode ler, mas é MEU, rsss.







Esse eu descobri com minha coordenadora quando dei aula para uma turma de segunda série. Já conhecia o trabalho da Ana Maria Machado, mas este é especial. tem "cheiro" de lembranças de vó...







Ruth Rocha, depois de Ziraldo, na minha modesta opinião, é a melhor autora infantil brasileira. Este é só um dos livros dela que temos por aqui... As borboletinhas que não podem se misturar por terem cores diferentes... e vivem uma linda história de amor!






Lógico, não poderia deixar de falar de Monteiro Lobato. Quando li, ainda criança, achei um saco! Adulta tive que ler para trabalhar com meus aluninhos da Ed. Infantil. Li toda a coleção da dona da escola, de quando ela era pequena, e me apaixonei! Tanta gente aplaudindo J.K Rowling por causa de Harry Potter... e falando mal de Lobato... Leiam "Reinações de Narizinho" ou "Viagem ao Céu", depois me digam... Só um detalhe: são livros extremamente longos para crianças... hoje em dia, há versões divididas, em capítulos, com ilustrações coloridas... Vale a pena apresentar para as crianças...



Recentemente, um amigo leu uma história minha e sugeriu que um dia eu escrevesse para crianças. Quem sabe um dia...
Dona Rachel, a diretora da Escola Semente onde trabalhei e realmente aprendi muito, quando leu meu "Diário de Viagem de Ouro Preto", em 2000, disse que eu tinha reescrito Harry Potter, que acabara de ser lançado, na época... eu não tinha lido... li muitos anos depois. A escola fechou, não sei se um dia vou rever esse diário. Mas tenho vontade, quem sabe um dia, de escrever algo desse tipo... quem sabe...
E no dia em que eu lançar um livro infantil - SE isso um dia acontecer - conforme prometi a ele, convido todos para a tarde de autógrafos regada a algodão doce. Seria, no mínimo, inusitado, rss...

Um comentário:

  1. Renata, Parabens!!! Amei tudo q. vc escreveu, tem q. escrever mesmo um livrinho infantil, ja tenho 2 compradores, rssss. Esta semana li Menino maluquinho para o Enzo, ele amou, assim como eu, q. lia escondido do meu irmao, pois era dele...rssss. Valeu, Tati

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...