21 de jul. de 2011

Projeto Julie, Julia & Renata #13 -Bolo de fubá cremoso da Tia Diva


Tia Diva, por alguns anos, foi a responsável pela cozinha da Escola Semente. Em 1996, como trabalhava lá o dia todo, tive o prazer de comer as delícias preparadas pela Tia Diva todos os dias no almoço. E ela também me ensinou muita coisa em sua cozinha. Eu estava prestes a me casar, então pegava com ela quase todas as receitas diferentes que fazia para experimentar em minha futura cozinha. Às vezes passava meus intervalos, janelas e horário de almoço anotando alguma receita...

Ela também me ajudou muito com um projeto para meus alunos de Jardim I, baseado no Sítio do Picapau Amarelo - fazíamos a cada semana uma receita, baseadas nas iniciais dos nomes de cada aluno, trabalhando as delícias da Tia Nastácia, os nomes, quantidades, etc. Velhos tempos...

Após algum tempo, ela e seu marido, Tio Bernardo, que também mandava muito bem na cozinha, saíram da escola para abrir o próprio restaurante. Ainda tive notícias dela algumas vezes, porque fazia salgadinhos, doces e bolos para festas. Encomendei com ela os salgados da festa de primeiro aninho do Lucas. Depois, de um tempo pra cá, perdi o contato.

Bom, esta é uma das receitas da Tia Diva. Simples, nada demais. Apenas um bolo de fubá que não faz engasgar quando a gente come... cremosinho, delicioso. Vamos lá, nos esquemas de sempre:

BOLO DE FUBÁ CREMOSO DA TIA DIVA

Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de fubá mimoso
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de leite
- 4 colheres de sopa de margarina sem sal
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Cozinhar o leite, o óleo, o fubá, o açúcar e a margarina, até formar um mingau.
Deixar esfriar, enquanto bate as claras em neve.
Depois do mingau esfriar, juntar as gemas, o fermento e claras batidas em neve.
Levar ao forno em assadeira untada e enfarinhada com o próprio fubá.
Atenção! Este bolo cresce muito! Use de preferência uma forma de anel, mas verifique se o tamanho está de acordo com a quantidade de massa. Caso contrário, você terá um bolo lindo e delicioso e um forno cheio de bolo de fubá respingado e queimado  - É, eu fiz isso...


Aceitam um pedaço?

Um comentário:

  1. Comi e adorei!!!! Hum....com café preto é divino!!!!

    Ale
    PS: continuo nçao conseguindo comentar com meu perfil!

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão sobre o mundo da Nef...